Falece Mariinha Barcellos, a 1ª Dama do Amapá pós-Estado

Noticias provenientes do Rio de Janeiro dão conta do falecimento da senhora Maria Cerqueira Barcellos, viúva do Capitão de Mar e Guerra Annibal Barcellos. A nota de seu falecimento registra sua morte às 14:00hs desta quinta-feira, 20/03.

O primeiro contato de Dona Mariinha com o povo do Amapá aconteceu, na cidade de Macapá, na tarde do dia 15 de março de 1979, quando seu esposo veio tomar posse no cargo de governador foi Território Federal do Amapá. Ao contrário das outras primeiras damas, Mariinha Barcelos não quis ocupar o cargo de presidente da Legião Brasileira de Assistência, preferindo dedicar-se à assistência social aos menos favorecidos. 

No decorrer da gestão de Barcellos como governador do Amapá, ela não esteve tão presente. Isso ocorreu quando o Comandante governou o Estado do Amapá, redundando na fundação da Fundação Mariinha Barcellos, a 17 de maio de 1991. 

Simpática para uns, antipática para outros, Dona Mariinha prestou relevantes serviços ao Amapá. Não disponho por ora de maiores detalhes sobre sua biografia. Sorridente mas bastante reservada, ela não gostava de falar a respeito de sua vida privada.

Comentários