Bala Rocha quer debate sobre Zamin e acidente

Preocupado com a possibilidade de demissões na Zamin-Amapá e com a tragédia que ocorreu na Hidrelétrica de Santo Antônio do Jari, o deputado Bala Rocha usou a Tribuna da Câmara dos Deputados para propor audiências públicas na Comissão do Trabalho, e visitas técnicas ao Amapá, para debater a difícil situação do estado em decorrência desses dois fatos. Os requerimentos de audiência pública serão votados nesta quarta-feira na Comissão de Trabalho da Câmara de Deputados. 

Zamin-Amapá
Em relação à Zamin-Amapá, Bala Rocha reconhece os problemas enfrentados pela empresa em relação ao embarque de ferro no Porto de Santana, mas, ao mesmo tempo, fez um apelo para que não haja demissões, citando o exemplo da empresa Jari Celulose que no ano passado deixou de demitir 700 trabalhadores, depois de uma série de reuniões incluindo a bancada do Amapá e o governo do estado. 

O deputado Bala Rocha vai propor uma audiência pública em Brasília e outra no Amapá para debater o assunto e encaminhar soluções para o conflito com os trabalhadores. 

Jari
Em relação ao desmoronamento da barragem auxiliar na Hidrelétrica de Santo Antônio do Jari, Bala Rocha disse que pode ter havido falha da empresa quando da construção da referida barragem de contenção para desvio do leito do rio Jari. 

"É provável que a empresa tenha negligenciado quanto ao reforço das estruturas, haja vista que deveria prever o aumento significativo do volume de água no rio Jari neste período do ano”, disse o deputado". 

Bala Rocha lamentou a morte de pelo menos quatro trabalhadores e disse que está cobrando da Defesa Civil Nacional uma fiscalização na obra, que é interestadual, e providências para evitar uma nova tragédia na região. O requerimento de audiência pública inclui também uma visita técnica à obra da hidrelétrica de Santo Antônio.

Comentários