Capitania dos Portos fiscaliza saída de embarcações até Afuá

A Capitania dos Portos intensificou nesta quinta-feira, 24/07, a fiscalização nos portos de Macapá e Santana das embarcações que seguem para o município de Afuá (PA) que também na quinta-feira iniciou o Festival do Camarão. A expectativa é de que 40 mil pessoas passem pela cidade marajoara durante o evento. 

Cerca de 40 embarcações de grande e médio porte foram colocadas na linha para garantir que os veranistas que quisessem ir ao município não encontrassem dificuldades. “Todas as embarcações passam por vistoria antes da saída. Caso seja constatada alguma irregularidade cujo problema não possa ser sanado de imediato a embarcação será retida”, afirmou o comandante da Capitania dos Portos no Amapá, capitão de fragatas Lúcio Marques. 

O capitão afirmou que em algumas embarcações foram encontradas pequenas irregularidades que logo foram corrigidas. “A exigência principal, após checar todos os itens de segurança da embarcação, é a apresentação da lista de passageiros, e isso tem sido cumprido. Essa lista permite que se saiba quem são as pessoas que viajam. A contagem é feita na saída, em Macapá, e na chegada, em Afuá. Se houver um só passageiro a mais a embarcação será penalizada”, explicou. 

O movimento na rampa do Santa Inês, em Macapá, aumentou bastante nesta quinta-feira. As passagens estão sendo vendidas a R$ 30 (preço fixo). Segundo a coordenação do evento em Afuá, os hotéis e pousadas estão todos lotados, mas os chamados “quartos familiares”, ainda podem ser encontrados. 

É que o próprio afuaense passou a construir em sua casa um ou mais quartos que são alugados nessa época do ano. Geralmente se cobra a diária de R$ 30 por pessoa. Além de ganhar dinheiro com o negócio, marajoara ainda faz novas amizades. Nesta sexta-feira tem a Batalha Camaroeira, às 20h30, e logo após show da Banda Calypso e outras atrações.

Comentários