Coordenação Estadual de DST/Aids promove capacitação para teste rápido de hepatites virais

No próximo dia 03 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, promove a capacitação de 25 profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Santana para realização de testes rápidos à detecção das hepatites B e C. O objetivo é ampliar o diagnóstico e oportunizar tratamento em tempo oportuno para as hepatites B e C. O treinamento ocorrerá no auditório do Senac, em Santana, das 8h às 12h. 

Os testes estarão disponibilizados nas unidades de saúde e, quando diagnosticados, os pacientes serão referenciados ao Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT). 

A hepatite é uma doença grave. Os grupos de maior vulnerabilidade são: gestantes, após o primeiro trimestre de gestação; pessoas com doenças sexualmente transmissíveis (DSTs); bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários; carcereiros de delegacia e de penitenciárias; coletadores de lixo hospitalar e doadores de sangue; lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais; pessoas reclusas (presídios, hospitais psiquiátricos, instituições de menores, entre outras); manicures, pedicures e podólogos; populaçõesde assentamentos e acampamentos; populações indígenas; profissionais do sexo; usuários de drogas injetáveis, inaláveis e caminhoneiros. 

De acordo com a coordenadora estadual do DST/Aids, Sílvia Maués, há várias formas de se prevenir contra a hepatite, além da imunização. 

"Para crianças, o governo faz a prevenção através do calendário de imunização. Atualmente, essa vacinação se estendeu a indivíduos de até 49 anos. Nos adultos é importante não compartilhar alicates, ter cuidado com o local onde se faz tatuagem e piercing e usar camisinha", diz. "O número de mortes por causas associadas à hepatite que ocorrem a cada ano no mundo é aproximadamente igual ao de pessoas que morrem em acidentes de trânsito, ou seja, mais de duas mortes por minuto", comparou Silvia Maués. 

Hepatite B
A hepatite do tipo B é uma doença infecciosa quase sempre assintomática. Os sintomas mais comuns são: cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Esses sinais costumam aparecer de um a seis meses após a infecção. 

Esse tipo de hepatite pode ser transmitida por relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada; da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação; ao compartilhar material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou de confecção de tatuagem e colocação de piercings; por transfusão de sangue contaminado. 

Evitar a doença é muito fácil. Basta tomar as três doses da vacina, usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal. 

Hepatite C
A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV), a forma de transmissão e prevenção é a mesma da hepatite B, porém não existe vacina. É uma doença transmitida por vírus e que causa irritação e inflamação do fígado. Geralmente assintomática.

Comentários