Populações de Macapá e Santana têm consumo de água reduzido em 50% no fim de semana

Cerca de 30 bairros das zonas norte e sul de Macapá e Santana estão com o fornecimento de água reduzido pela metade neste fim de semana. De acordo com a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), a medida emergencial foi causada pelo atraso na entrega de produtos químicos usados para o tratamento de água nas redes de abastecimento. 

A direção da companhia informou que o problema deverá se estender até domingo, 23/11. Segundo a Caesa, os produtos são comprados de um fornecedor em São Paulo. A mercadoria saiu da capital paulista e está em Belém aguardando a transferência para Macapá. 

Desperdício
Levantamento feito pela Caesa aponta que cada macapaense consome cerca de 250 litros de água por dia, mais de 50% da média nacional, que é de 160 litros. O número é ainda mais alarmante quando comparado ao estudo do Instituto Trata Brasil, que mostra Macapá como a cidade brasileira que mais desperdiça água tratada, chegando a 73,91% de perda do produto. Os dados levantados indicam, também, que em 40 das 100 maiores cidades brasileiras as perdas de água ultrapassam 45%. 

Entre as cidades com a maior taxa de desperdício estão Porto Velho (RO) com 70,66%, Jaboatão dos Guararapes (PE) com 65,46%, Cuiabá (MT) com 65,31% e Mogi das Cruzes (SP) com 63,79%. Em 90% das cidades, o desperdício foi reduzido de forma mínina entre os anos de 2011 e 2012, que servem de base para o levantamento. 

A Caesa classifica o desperdício de água e ligações clandestinas como as principais causas do alto consumo na capital. A autarquia contesta o estudo divulgado pelo instituto, alegando que há menos perdas. Segundo a Caesa, a cada 2 litros de água encanada que chega até a população da capital, 1 litro é desperdiçado, representando somente 50% de perdas.

Comentários