Secretário de Saúde visita Hospital Estadual de Santana

Desde o início de sua gestão o secretário de Estado da Saúde, Pedro Leite, vem realizando uma série de visitas aos prédios do sistema estadual de saúde, a fim de verificar as condições estruturais e operacionais de cada unidade. 

Na terça-feira, 27/01, o secretário Pedro Leite acompanhado de seu secretário adjunto de Atenção à Saúde, Joel Brito, visitou o Hospital Estadual de Santana. Segundo os gestores, existem precariedades que precisam ser sanadas, mas que, de modo geral, não impedem que a unidade funcione. "Existe a carência no abastecimento de medicamentos e correlatos, mas com toda a dificuldade eles têm prestado o serviço à comunidade, especialmente na questão de maternidade", relatou o secretário. 

O Hospital vem prestando um bom serviço nos setores de maternidade e pediatria, contribuindo para a diminuição da demanda nos hospitais de Macapá. "Esses setores também têm algumas dificuldades, mas estão prestando atendimentos e percebemos que eles são muito importantes e bastante acionados pela população de Santana", comentou Pedro Leite, que acrescentou que a unidade ainda presta exames de média complexidade em radiologia. 

Para o secretário, uma das situações mais preocupantes apuradas durante a visita é a falta de projetos para realização de obras estruturais. "O hospital está precisando de algumas reformas estruturais, uma delas na entrada da emergência. O pior é que já existe recurso disponível para isso, só não foi usado por falta de projeto, o que é um absurdo!", enfatizou. 

Durante a visita também foi constatado que o setor de ortopedia está desativado devido à falta de profissionais e aparelhamento adequado. "Faltam profissionais e a renovação dos aparelhos, mas vamos, a médio prazo, ativar a ortopedia do Hospital, porque se o setor estiver funcionando nós vamos poder redirecionar todos os pacientes de Santana que vão ao Hospital de Emergências por conta de ortopedia", explicou Pedro Leite. 

O secretário informou que a unidade está sendo reabastecida com medicamentos, o que é prioridade de sua gestão, e que os recursos humanos serão otimizados para reativar os setores que estão parados e ampliar a oferta de atendimentos nos que estão funcionando. "Foi detectada a necessidade de reformas, reequipamento, além da falta de alguns profissionais, mas, no geral, o Hospital de Santana está funcionando e nós vamos fazer com que continue assim, cada vez melhorando mais a oferta dos serviços", concluiu o secretário Pedro Leite.

Comentários