“Sistema Elétrico do Amapá está sobrecarregado”

Engº Marcos Drago, da Eletronorte/Amapá
Foi desta forma que o gerente regional das Centrais Elétricas do Norte (Eletronorte) Engenheiro Marcos Drago afirmou na manhã da última terça-feira (20/01) durante uma entrevista concedida numa emissora de rádio na capital, explicando aos ouvintes sobre o maior blecaute já ocorrido no setor elétrico do Amapá no século XXI. 

“Fomos informados ainda na madrugada da segunda-feira (19) sobre o ‘apagão’ que havia atingido grande parte do Estado do Amapá. Nossa equipe de sobreaviso chegou ainda de madrugada na subestação Termelétrica de Santana e constatou que o problema era bem maior do que esperavam e tiveram que aguardar o dia amanhecer para que providências mais eficazes fossem tomadas”, relatou Marcos Drago, ao tomar conhecimento que uma linha de distribuição subterrânea havia se rompido, ocasionando a perda simultânea de várias máquinas geradoras da Usina Termelétrica de Santana (UTE/STN). 

“Além de Macapá e Santana, soubemos que pelo menos outros dez (10) municípios foram atingidos pela falta de energia. Claro que boa parte desse sistema foi logo normalizado pela manhã e ficou apenas a cidade de Santana comprometida por está dentro do circuito que foi mais afetado. É lamentável que esse problema não tenha sido totalmente resolvido, já que o sistema de distribuição de energia elétrica do Amapá encontra-se praticamente sobrecarregado”, complementou o gerente da Eletronorte no Amapá, cogitando sobre possíveis “apagões” que poderão ocorrer no futuro. 

Cabo rompido na área interna da UTE Santana
Interligação
Para o engenheiro Marcos Drago, a imediata conclusão nas obras de interligação do Linhão da UHE Tucuruí (PA) evite que blecautes como o ocorrido na última segunda-feira (19) voltem a deixar cidades como Santana às escuras por um longo tempo. 

“Estamos aguardando a entrega das redes de transmissão para acontecer antes do final deste mês, para que possamos efetuar a conclusão dessa importante etapa e energizar parte do Amapá pelo Sistema Nacional Energético. Isso com certeza trará melhores benefícios para nossa sociedade”, garantiu o engenheiro. 

O blecaute de segunda-feira deixou mais prejudicada a população das cidades de Santana e Mazagão, onde o município santanense teve o fornecimento de energia elétrica normalizado às 18hs daquele dia, e a cidade de Mazagão somente retomou com o fornecimento elétrico na tarde desta terça-feira (20).

Comentários