Trabalhadores da Zamin cobram salários atrasados

Trabalhadores de vários setores da mineradora Zamin Ferrous Brazil, que atuam nos municípios de Santana e Pedra Branca do Amapari, reclamam que não recebem os salários desde novembro de 2014. Eles afirmam que a empresa não está pagando nenhum benefício aos cerca de 500 funcionários que ficaram na mineradora após demissões coletivas em 2014. 

Os desligamentos aconteceram após a empresa anunciar “o término da capacidade de estocagem de minério de ferro, tanto em Pedra Branca quanto em Santana, e o atraso nas obras de reconstrução do terminal de embarque de minério em Santana”. A estrutura a que se refere a empresa desabou em 28 de março de 2013, arrastando caminhões, guindastes e o minério estocado para o rio. Quatro pessoas morreram e duas continuam desaparecidas. 

À época do bloqueio da ferrovia, a Zamin divulgou nota informando que a interrupção dos trabalhos no município de Pedra Branca do Amapari, distante 183 quilômetros da capital, acarretou em dificuldades para “promover ajustes em seus fluxos mensais de caixa, resultando na redução de liquidez de alguns compromissos financeiros, o que, infelizmente, veio a ocasionar o atraso no pagamento de fornecedores”.

Comentários