Central de Mediação do Fórum de Santana participa de encontro com moradores da Ilha de Santana

Reunião com moradores da Ilha de Santana
A Central de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas de Santana realizou encontro na Escola Estadual Osvaldina Ferreira da Silva, na Ilha de Santana. A reunião contribuiu para levantar as situações críticas na localidade e diagnosticar os problemas que serão apresentados aos órgãos competentes. 

O atendimento partiu de solicitação do comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Aldinei Almeida, diante dos graves problemas e do sentimento de abandono que a comunidade da Ilha está a enfrentar dia após dia. 

“Em grande encontro, a população nos sinalizou situações, consideradas emergenciais, afetas às áreas de segurança pública, educação, saúde, infraestrutura, questões culturais e sobretudo, ao desenvolvimento econômico local. Diante do desconforto e inquietação da população, procuramos auxílio de órgãos competentes para, de forma conjunta, encontrarmos alternativas viáveis para esses problemas”, destacou. 

No modelo de círculos restaurativos, formados em três grupos, os integrantes do Núcleo Restaurativo anotaram os problemas pontuados pela comunidade e onde esses afetam nas relações da comunidade. 

A assistente social do Juizado da Violência Doméstica de Santana, Lucineide Santos, falou sobre o evento. “Esse encontro é resultado de um esforço conjunto em busca de solução ante ao clima de insegurança e dos conflitos decorrentes, vividos pelos moradores locais”. 

A promotora de Justiça, Silvia Canela, que gerencia o Núcleo juntamente com a juíza Michelle Farias, do Juizado da Violência Doméstica de Santana, ressaltou a feliz oportunidade de conversar e escutar as lideranças. “O projeto tem essa finalidade: buscar, de forma pacífica, o restabelecimento de relações, onde se discute conjuntamente com os envolvidos, os conflitos e as possibilidades de restabelecer a harmonia”. 

Os resultados serão apresentados e debatidos em grande ação comunitária, na Ilha, durante os dias 06, 07 e 08 de maio com as presenças do Judiciário do Amapá, Ministério Público e demais segmentos do município de Santana e do Estado. 

A Central de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas de Santana faz parte do projeto “Círculos Restaurativos: Reconstruindo Afetos e Pacificando Relações”, é constituído por integrantes da Justiça do Estado, Ministério Público, órgãos do estaduais e municipais, conselho tutelar e religiosos.

Comentários