Os “Agentes Virtuais” mais conhecidos e acessados do Amapá

Hoje (20/03) é Dia do Blogueiro, e para aproveitar esta data especial, queria falar um pouco sobre o valor e a importância dos blogs, e acima de tudo, sobre seus leitores. 

Para realizar essa tarefa de produzir um conteúdo diário no formato de um blog (ou até mesmo de um site) é preciso ter vocação. Não é todo mundo que tem a disciplina e a força de vontade para escrever todos os dias, faça chova ou faça sol. Além da inspiração e de muita personalidade, qualidades fundamentais para se destacar entre milhares de outras páginas virtuais, é preciso você ter uma grande dose de dedicação, e muita transpiração. 

Muitos dizem que os blogs estão morrendo, por causa da imensa popularidade das redes sociais. Não acredito que seja o caso de uma morte, e sim de uma transformação. Blogs e sites reconhecidos em seus nichos continuam com seu público, e desempenham um papel fundamental em nossa sociedade. Há algumas semanas uma matéria publicada no relatório do Technorati mostrou que os blogs continuam influenciando muito mais as opiniões de compra do que as redes sociais, e este é um dado muito importante para as empresas e anunciantes. 

Conversando sobre blogs com alguns amigos e profissionais da comunicação amapaense, recebi algumas declarações valiosas e fundamentais, que gostaria de compartilhar com vocês. 

Jornalista Seles Nafes
O renomado jornalista televisivo Seles Nafes, que diariamente apresenta o AP-TV (Canal-6), e também mantem um dos sites mais acessados do Amapá, acredita “que os blogs do Amapá obedecem oque foram naturalmente criados para fazer: dar vazão para opiniões e informações do gosto de seus idealizadores, dentro de alguns seguimentos, como a política, a música, o cinema e a poesia. Alguns também se dedicam a narrar ocorrências policiais e a publicar releases políticos na íntegra. Nesses dois últimos casos existe pouca, ou quase, nenhuma interferência da caneta do bloqueiro. Nesse aspecto acho que os blogs pecam um pouco, porque acho que seus donos deveriam exercitar mais sua própria escrita e visão sobre os fatos. Mas mesmo dessa forma superficial, acredito que colaboram com informações. Todo canal de comunicação é importante para a formação da opinião crítica da sociedade que não pode se contentar apenas com um ou dois canais”

Para Mary Paes, que debate temas relacionados à música, conceitos fotográficos e cultura de nosso Estado em um blog local, explicou um pouco do papel do blog em nossa atualidade: “Embora ache importante o blog, por que seu conteúdo aparece em pesquisas de busca na internet, e isso ajuda muito a quem busca informações sobre qualquer tipo de assunto. Só para exemplificar, as informações, num blog, são mais completas, do que as que você encontraria numa página do facebook”

Blogueira Mary Paes
Mas Mary também lamentou as formações de opiniões antecipadas que são causadas por publicações infundadas. “Na minha opinião, grande parte da nossa sociedade atual anda meio artificial e perdida em meio a tantas informações. O público não busca se aprofundar em certos assuntos, antes de compartilhá-lo e se deixa levar por pensamentos distorcidos ou sem grande embasamento, se deixando manipular pelos meios que se aproveitam da rede (a internet) para difundir falsas notícias, o sensacionalismo, entre outros assuntos que não agregam valores aos seres humanos”

Entre dezenas de sites e blog’s espalhados pelos quatro cantos do Amapá, o que podemos tirar em comum é um importante objetivo: que todos levam um conhecimento diversificado e informativo de maneira ágil e verdadeira, independente dos caminhos e obstáculos que possam atravessa-los. 

Acredito que os blogs ainda terão uma longa vida pela frente, e por isso parabenizo todos os blogueiros por continuarmos a produzir textos incríveis e originais todos os dias. 

Não se tem um número oficial que aponte a quantidade de páginas virtuais independentes no Amapá, mas estima-se que existam mais 100 sites e blogs existentes. 

Abaixo, selecionei algumas páginas da internet amapaense que são diariamente acessadas e curtidas por centenas (ou até milhares) de internautas da nossa terra tucuju, assim como os conteúdos tratados em suas páginas. 

Comentários