Educação de Santana e Movimento pela Paz se unem pelo fim da violência

Movimento e SEME se unem pelo fim da violência
Nas últimas semanas, o Estado do Amapá vem vivendo um caos descontrolado pelo registro de casos de violência junto à sociedade. Casos que vão de agressão e tentativas de morte entre estudantes aos mais extremos homicídios que até repercutiram nacionalmente. 

O caso mais recente tratou-se de uma violência familiar (ocorrido no município de Santana), onde uma menina de 08 anos de idade foi espancada pela própria mãe, numa ação covarde que foi filmada discretamente por um parente da menina e sendo compartilhada mais de 700 mil vezes. 

Buscando discutir e amenizar essa triste situação que já vem preocupando as autoridades públicas que foi criado um Movimento pela Paz e Segurança nas instituições de ensino de Santana, trazendo como tema de frente da ação a frase “Eu Quero Paz: Chega de Violência”

O movimento, que nasceu de um grupo de professores que utiliza das redes sociais (principalmente o WhatsAap) para debater e articular ações que reduzam esse índice de violência, já programou duas importantes ações que serem realizadas ainda essa semana para tratar do assunto. Na próxima sexta-feira (24/04) será realizada uma audiência pública no plenário da Câmara de Vereadores de Santana que tratará do assunto. E no sábado (25), ocorrerá uma caminhada pelas principais ruas da cidade, pedindo pela paz social. 

De Mãos dadas com a SEME
Na tarde desta quarta-feira (22/04), representantes do movimento foram recebidos pela secretaria municipal de Educação de Santana (SEME) professora Antônia Guedes e sua equipe pedagógica, onde debateram sobre as ações que ocorrerão neste final de semana sobre o assunto e firmar uma parceria institucional que, segundo seus representantes, poderá levar essas ações de conscientização para as escolas municipais. 

“Se a sociedade precisa de um empenho para mudar esse quadro que se encontra a violência em nosso município, é dever das autoridades competentes de agir o quanto antes. Por isso resolvemos cobrar do poder público, essas ações, e se preciso, até ajudarmos no que for necessário”, justifica Regina Sanches, uma das coordenadas do movimento. 

Outra coordenadora do movimento é a ex-vereadora santanense Esther de Paula, que também já foi secretaria estadual de políticas públicas para as mulheres, e está levantando a bandeira da paz, trazendo consigo várias propostas. 

“A caminhada que ocorrerá neste sábado (25) é apenas o primeiro passo para vários planos que pretendemos desenvolver com os órgãos públicos. Ainda faremos palestras que falarão da violência contra professores e sobre a possível implantação de um sistema de monitoramento nas escolas do município, como forma de afastar esse alto índice que está elevando a violência”, explicou Esther de Paula, que também leciona no magistério do município. 

Segundo informações, somente este ano em Santana, já foram registrados dois casos de alunos assassinados na própria escola, sendo que o mais recente aconteceu no último dia 14 de abril, com o assassinato brutal do estudante André Marques Pereira, de 20 anos, em frente de uma escola estadual localizada no distrito do Igarapé da Fortaleza. O crime teria sido passional: onde o estudante foi morto a facadas por que estaria se relacionando com a namorada de um bandido que ainda não foi preso.

Comentários

Postar um comentário