Mesmo em reforma, Escola Estadual em Santana iniciará suas aulas

Ainda em reforma, Escola iniciara suas aulas
A notícia não agradou boa parte da comunidade escolar de uma instituição de ensino pública localizada no bairro Nova Brasília, em Santana, quando foram convidados para uma reunião comunitária que estava marcada para ocorrer na manhã desta segunda-feira (27/04) no pátio da Escola Estadual Francisco Walcy Lima. Porém, segundo informações da diretoria da escola, a reunião teve que ser cancelada por ordens vinda Secretaria de Estado da Educação (SEED). 

“Nos informaram que a reforma que a escola está passando não tem uma previsão final de entrega, e decidiram não realizar essa reunião que iria tratar dessa situação e de outros pontos sobre o ano letivo”, comentou a diretora da escola Andréa Guedes. 

De acordo com a direção, a escola – que atende cerca de 500 alunos distribuídos no ensino fundamental, ensino médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) – não vem oferecendo condições físicas e técnicas para atender a classe estudantil, oque já vem causando sérios transtornos no calendário do ano letivo. 

“Na maior parte das escolas estaduais o ano letivo começou no início do mês passado (março), enquanto que aqui ainda pensam em iniciar as aulas somente no mês de maio, o que vai nos causar um enorme problema durante as férias”, reclamou Gleice Fernandes, que estuda na referida escola e já imagina que terá que prolongar seu período de estudos durante os meses de dezembro deste ano e o mês de janeiro de 2016. 

Reforma Emergencial
Entre as péssimas condições físicas que a Escola Francisco Walcy apresenta, os moradores dos bairros Nova Brasília, Nova União e Provedor (bairros atendidos pela entidade escolar) enumeram: blocos com piso de acesso quebrados, banheiros com vasos sanitários depredados, ventiladores-de-teto das salas de aula quebrados, instalações elétricas danificadas (sem iluminação noturna e tomadas sem funcionar), paredes de várias salas já apresentando extensas rachaduras, assim como problemas físicos e estruturais que foram anteriormente detectados durante uma vistoria pela pelos órgãos estaduais. 

Várias salas ainda estão passando por reparos
“No início do ano veio uma equipe da Secretaria de Infraestrutura (Seinf) que viu a situação que a escola se encontra e determinou uma reforma imediata para oferecer condições e não atrasar o ano letivo, mas essas obras não foram concluídas”, apontou Cláudio Ronaldo, membro da associação de moradores do bairro Nova Brasília. “Tanto que eles (Seinf) determinaram que fizessem apenas alguns reparos necessários para amenizar a situação e agilizar o início das aulas que já estão com o calendário atrasado”. 

A informação de Cláudio Ronaldo também seria confirmada por uma professora do Ensino Médio. “Dos seis (06) blocos com salas de ensino, inicialmente só vão entregar três por se tratar de caráter de urgências nas aulas, o restante das salas será entregue parcialmente. Esperamos que antes de acabar o semestre todas já estejam no mínimo em condições para uso”, informou uma professora, que não quis se identificar. 

Outra questão que está sendo tratada pela direção da escola envolve a merenda escolar, que deverá ser normalizada somente após o início das aulas. Tanto que uma nova reunião comunitária está agendada para ocorrer na próxima quinta-feira (30/04) para tratar de assuntos relacionados ao âmbito da escola. 

“Já estamos convidando novamente a comunidade para participar dessa reunião no dia 30 de abril, pela manhã, para tratarmos questão sobre o início do ano letivo e conscientizar toda a classe estudantil em mantermos nossa escola em condições que evitem causar atrasos desse tipo no processo de aprendizado dessa classe, como também garantir uma conservação mais digna à instituição”, finalizou a direção.

Comentários