“Fogo na Roça” intensifica seus ensaios para o mês Junino

Ensaios juninos ocorrem diariamente
Com menos de 10 dias para o início das festividades juninas (que começará no próximo dia 30 de junho até 05 de julho), uma das agremiações mais conhecidas e respeitadas deste período, já vêm intensificando seus ensaios a todo vapor, para mostrar ao público os motivos que a levaram a erguer vários prêmios em caráter municipal e estadual. 

Com uma coreografia que vem sendo ensaiada passo-a-passo, desde o início do ano, a quadrilha santanense “Fogo na Roça” trará este ano o tema “Alice, Brincando de São João no Sertão das Maravilhas”, na qual farão uma parodia junina parcialmente baseada no conto infantil “Alice no País das Maravilhas”

Cerca de 20 pares formam a quadrilha
Com exceção aos domingos, a quadrilha têm se preparado de todas as formas para levar para a arena junina, o seu melhor. Com formação de 20 casais (composto de jovens entre 15 e 20 anos), os ensaios ocorrem no horário da noite, numa área coberta que fica ao lado da Paróquia São Pio de Pieltrecina, no bairro Fonte Nova. 

“São pelo menos três horas diárias de ensaios diretos para não perdermos o ritmo até o dia do evento”, disse Valdemir Franklin, um dos coordenadores do grupo junino, e um dos incentivadores da agremiação. 

Patrocínios
Para que possa alavancar em termos de qualidade, tanto nas trilhas musicais a serem tocadas, como também nas performances coreográficas que serão demonstradas, a agremiação teve que recorrer a profissionais relacionados às artes cênicas (teatro) e para instrutores de dança folclórica e junina, fatos que precisaram ser custeados pela instituição, que não possui qualquer fundo financeiro de apoio. 

"Fogo na Roça" já é tradicional em Santana
“Toda essa preocupação com cada passo na coreografia acaba tendo um custo, o que nos levou a buscar apoio governamental e na realização de eventos”, explicou Valdemir. 

Segundo ele, vários bingos beneficentes foram realizados nos últimos meses pelos coordenadores da quadrilha “Fogo na Roça” como forma de arrecadar recursos financeiros para serem investidos na agremiação. 

No entanto, o valor total arrecadado nesses recentes eventos organizados (mesmo com apoio da Paróquia São Pio) foram insuficientes para cobrir diversos gastos com a produção artística da agremiação, sendo preciso correrem atrás de patrocínios políticos. 

Professor de dança foi contratado pela agremiação
“Como essa quadrilha já tem um nome respeitado, ela conseguiu uma ajuda financeira para ajudar nesses gastos”, disse Mauro Rodrigues, que integra a diretoria da Liga Independente dos Grupos e Associações Juninas do Amapá (Ligajap). 

Com R$ 6 mil repassados pelo Governo do Amapá – valor fixo que também foi repassada para demais agremiações que integram a Liga – o “Fogo na Roça” tem mais um custo extra (além do professor de dança e de teatro), referente às vestimentas padronizadas dos dançarinos. 

“Fizemos uma pesquisa para encontrar o custo mais baixo na produção do conjunto de cada pessoa e o mais barato saiu por R$ 140 para cada casal. Agora imagine quanto vai custar para fazer para os 20 casais que vão se apresentar, sem contar o valor dos chapéus e da maquiagem a ser usada em cada pessoa”, detalhou Valdemir, que mesmo vendo o alto custo que será investido na quadrilha, não mede tempo e nem esforço emocional para levar ao grande evento, um representante genuinamente de Santana. 

Apresentação
A Associação Junina “Fogo na Roça” está agendada para se apresentar no dia 30/06 (terça-feira). Como o Governo Estadual transferiu o local que antes era realizado ao lado do histórico monumento da Fortaleza de São José (centro de Macapá), o novo local passou a ser o Sambódromo. 

Segundo a Secretaria Estadual de Cultura, a mudança visa a redução de gastos, porém, mantendo a qualidade do evento, que está programado para acontecer no período de 12 a 30 de junho próximo.

Coleção de Títulos
Fundada em 2007 por jovens que residem no bairro Fonte Nova (em Santana), a quadrilha “Fogo na Roça” coleciona diversos prêmios, tanto no âmbito municipal como estadual. 

Sendo a única quadrilha tradicional da cidade portuária, é bicampeão municipal (2009 e 2011), onde também teve sua Miss como tricampeã. No Forrozão de 2012 (a nível estadual), conquistou todos os prêmios da competição, se tornando uma referência para o Estado. 

“Pela forma que vem sendo os ensaios, ela só tem a ganhar”, prevê entusiasmado o jovem Mike Santos, que participa dos ensaios diários da agremiação. 

Vale ressaltar que a quadrilha "Fogo na Roça" também estará se apresentando no tradicional "Forrozão da Fonte Nova", evento que ocorre anualmente no bairro que constituiu a agremiação junina.

Comentários