Legislativo santanense cria a Comenda de Honra “O Barranco”, em alusão ao 1º jornal de Santana

Vereador Richard Madureira, autor da Comenda
A Câmara de Vereadores de Santana aprovou por unanimidade na terça-feira passada, 05/05, o Decreto Legislativo nº 04/2015 que institui o título de honra ao mérito "O Barranco", dedicado aos profissionais dedicados às comunicações e a imprensa de Santana, numa homenagem ao primeiro informativo a circular no município em 1963. A matéria de autoria do vereador Richard Madureira (PT), propõe o reconhecimento e a valorização da categoria que presta o relevante papel informativo e social no município. 

O autor do decreto destacou que o texto contou com a colaboração do historiador e blogueiro santanense Emanoel Jordânio, que possui em seu arquivo pessoal informações importantes sobre a história de Santana, bem como o surgimento de periódicos que marcaram o início da comunicação no município. 

“O acesso à comunicação tem avançado, os marcos legais que a norteiam tem sido estabelecidos a partir de um amplo debate sobre a democratização da informação e garantia dos direitos. Ainda permanece a monopolização em vários setores, porém, a imprensa tem conseguido cumprir seu papel, sobretudo, no que se refere à formação de opinião. Dado a importância da sua atuação, é justa a homenagem aos profissionais que atuam na divulgação dos fatos e avanços deste município” pontuou o vereador. 

A sessão solene em homenagem aos comunicadores santanenses ocorrerá no próximo dia 02 de Junho, com a entrega da Comenda de Honra ao Mérito “O Barranco”, para profissionais que colaboraram e aos que se destacam na comunicação do município. 

Slogan da homenagem à imprensa de Santana
O pontapé inicial da imprensa de Santana
Fundado no dia 07 de julho de 1963, o jornaleco semanal denominado “O Barranco” carregava estampado em sua capa o seguinte slogan: “O Barranco: Jornaleco Semanal da Turma do Barranco”, contando com o talento comunicativo e literário de sete (07) funcionários lotados na Indústria e Comércio de Minérios Ltda (ICOMI), que semanalmente marcavam uma reunião para assim juntarem as informações coletadas durante a semana e debaterem somente as notícias que seriam posteriormente publicadas. 

Em maio de 1967, depois de um longo período de insistentes e complicadas formas de manter sua circulação, o folhetim “O Barranco” encerraria definitivamente suas atividades em prol da informação comunitária local, mas deixando seu nome escrito na história das comunicações de Santana. 

Detalhes da sua produção manual e seu desempenho junto à sociedade da época foram postadas no blog Memorial Santanense.

Comentários