Pontos limitados para pagamento de contas deixa santanense impaciente

Longas filas se formam por falta de postos
Vem se tornando comum ver longas filas incalculáveis de pessoas que procuram locais que oferecem pelos serviços de pagamentos de contas de água, energia e telefone. 

Os motivos que estão possivelmente causando a formação dessas filas se deve à pelo menos duas razões, segundo o auxiliar de enfermagem Rosinaldo Mesquita. 

“Em vez da fatura de energia elétrica chegar no início do mês para facilitar com a data do nosso pagamento, ela chega atrasada, e quando procuramos um local para pagar a fatura, o sistema está inoperante. Aí temos que sofrer procurando um lugar credenciado para pagar”, conta o enfermeiro, que enfrenta mensalmente diversas filas para efetuar o pagamento de suas contas. 

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santana (CDL-STN), até 2012, havia na área urbana do município, cerca de 10 pontos que ofereciam serviços opcionais de pagamentos de contas e faturas, que facilitavam o atendimento para a população local. 

“Eram quatro (04) casas lotéricas que tinham em Santana que, somando com várias farmácias e lojas de confecções, ajudavam nesse serviço de pagamento de contas. Mas algumas lojas achavam que não tinham um lucro significativo com esse tipo de serviço e preferiram deixar de atender esses pagamentos”, explicou a farmacêutica Márcia Coutinho, que trabalhou nos serviços de quitação de faturas em um estabelecimento farmacêutico que era credenciado para tais serviços. 

De acordo com Márcia, os locais credenciados para esses pagamentos tinham que respeitar mensalmente um prazo para prestarem contas com as concessionárias que forneciam esses serviços, o que lamentavelmente não eram sempre cumpridos pelos postos. 

“A CEA (fornecedora de energia elétrica no Amapá) e a CAESA (fornecedora de água) estipulavam uma data fixa para repassarem os valores e os canhotos (código de barra da fatura) para que pudessem ser dado baixa em seus sistemas, mas nem todas as lojas obedeciam o prazo, e algumas nem chegavam a passar todos os valores quitados, o que gerava um conflito administrativo entre as partes”, continuou. 

Nos postos limitados, funcionam poucos caixas
Com a redução desses pontos credenciados, ficou apenas seis (06) locais que, limitadamente, buscam atender a demanda consumidora da segunda maior cidade do Amapá, que são: duas farmácias, duas Casas Lotéricas, uma agência dos Correios e uma loja de eletrodomésticos. 

Sistema Inoperante
Contudo, apesar desses locais prestarem um serviço de maneira terceirizada, ainda sofrem com as constantes perdas de seus sistemas de gerenciamento (ficam inoperantes), o que acaba deixando os usuários que consomem esses serviços impacientes, que chegam a passar horas aguardando pela normalização do sistema de faturamento. 

“Como ocorre muita queda de energia elétrica, a Internet acaba ficando lenta e dificulta a quitação dessas faturas, por essa razão que demoram para quitar um valor. Se Deu quiser, quando a Internet for mais rápida no Amapá, acredito que haverá mais agilidade nesse atendimento, independente de quantos pontos houverem para atender a população”, enfatizou Márcia.

Comentários