Santana discutirá Plano Municipal de Educação (PME)

Fórum reunirá educadores de vários segmentos
A Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Educação (SEME) realiza nos próximos dias 20, 21 e 22 de maio, o I Fórum Municipal de Educação, evento que contará com a presença de educadores, professores, pedagogos e diversos especialistas da área educacional. 

O evento visa proporcionar aos órgãos colegiados, movimentos e organizações sociais, sindicatos e outras instituições do âmbito educacional, momentos de debates e planejamento de metas definidas no Plano Nacional de Educação (PNE), adequando ao Plano Municipal de Educação (PME) da cidade de Santana, ação a ser empenhada na próxima década. 

O Fórum também objetiva a participação de todos os interessados à consulta popular da comunidade, e ao debate aberto, resultando na celeridade da construção de um novo processo para a melhoria da educação atualmente aplicada à população santanense. 

“O PME é uma política educacional com um conjunto de reflexões, de intenções e de ações que respondem a demandas reais da educação no município, centradas em estratégias de curto, médio e até longo prazo”, explicou a professora Antônia Guedes, secretária municipal de Educação de Santana. 

Plano Constitucional
De acordo com a Legislação Federal, o Plano Educacional não é um plano governamental, limitado a um mandato de prefeito, mas sim um Plano de Município, com dez (10) anos de duração e institucionalizado por meio de Lei Municipal, articulada a uma legislação Estadual e Nacional. 

Slogan do evento
O Artigo 214 da Constituição Federal torna o Plano Nacional de Educação decenal obrigatório. “Este Plano deve articular ações de todos os entes federados e os obriga a aprovarem, por seus poderes Legislativos, Planos Estaduais (PEE) e Planos Municipais de Educação (PME), com igual duração de dez anos”. 

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional também já descreve a preocupação com o planejamento das ações educacionais. Portanto cabe ao Município organizar sua equipe para adequar o PNE a realidade a que se destina. 

Com isso, o Fórum Municipal de Educação (FME) é, na verdade, um primeiro esforço de ampliação dos atores envolvidos com a construção coletiva do PME, de forma planejada. 

O I FME de Santana ocorrerá no auditório do Grupo Perspectivas Construtivas (GPC), uma conceituada entidade de ensino particular de Santana, localizada no cruzamento da Rua Adálvaro Cavalcanti com Avenida das Nações (Centro de Santana). 

Programação do FME/STN 

Data: 20/05/15 (quarta-feira)
Horário: 18:00hs às 21:00hs
Local: Auditório do GPC.
Credenciamento/ abertura/ aprovação do Regimento 

Data: 21/05/15 (quinta-feira)
Horário: 14:00hs às 18:00hs
Local: Auditório do GPC.
Discussão nos 06 Colóquios 

Data: 22/05/15 (sexta-feira)
Horário: 08:00hs às 12:00hs
Local: Auditório do GPC.
Plenária final – Votação das propostas

Comentários