Vídeo mostra transtorno com passageiros em viagem intermunicipal para Santana

Usuária ficou impedida de passar pela catraca
“Um total desrespeito com a gente”, lamentou o acadêmico Cesário Rocha, que, juntamente com outros quatro (04) usuários do transporte público vivenciaram uma situação nada agradável durante suas viagens de retorno para o município de Santana, pelo sentido Macapá-Fazendinha-Santana, na noite de ontem (14/05). 

O fato, que ocorreu por volta das 19:30hs, foi registrado em fotos e vídeos por um dos passageiros que também esteve no coletivo intermunicipal da empresa “Sião Thur”, e notou que a situação não seria facilmente solucionada, já que o fato se transcorreu por um longo percurso do itinerário. 

Segundo o acadêmico, o problema começou ainda em Macapá, após a catraca de acesso ter apresentado uma pane, impossibilitando que os passageiros atravessassem manualmente a roleta para dentro do ônibus. 

“Um senhor passou pela roleta e nessa hora o sistema de bilhetagem ‘travou’, daí ninguém mais pôde passar pela roleta, mas assim mesmo deixaram que entrassem mais passageiros pela parte de trás no ônibus”, contou o acadêmico, que acrescentou ter ficado aguardando por qualquer providência por parte da cobradora, que percebeu o acúmulo de pessoas no pequeno espaço entre a roleta e a porta traseira de acesso ao veículo. 

No vídeo, cobradora se exalta com passageiros
“Ficaram amultuadas umas cinco (05) pessoas sem que pudessem passar pela roleta, e ela (a cobradora) não tomava qualquer atitude para resolver a situação, a não ser ficar nos advertindo sem motivos”, disse. 

Discussão filmada
O acadêmico contou que alguns usuários prejudicados por não terem tido acesso pela roleta, tentaram questionar sobre a situação com a cobradora que, segundo testemunhas, ficaram sendo intimidados moralmente pela cobradora se caso tomassem qualquer outra atitude no veículo. 

“Ela dizia que chamaria a polícia se tentássemos forçar a catraca ou se pulássemos a roleta, mas a culpa não era nossa”, contestou. 

No 2º vídeo, se percebe que há espaço no ônibus
No primeiro vídeo (de quase dois minutos), é possível notar que a cobradora se exalta publicamente diante da situação, e até manda os usuários descerem do ônibus. Também nota-se no vídeo que entre os quatro (04) passageiros que não puderam passar pela roleta, estava uma estudante que acabou se sentindo constrangida com a situação, e preferiu descer do veículo. 

“O ônibus já tinha saído de Macapá e passava da Unifap quando ela (cobradora) veio querer questionar o erro da catraca, e disse que não podia fazer nada, e que deveríamos descer do veículo ali mesmo na estrada. Isso não pode”, disse indignado outro passageiro. 

Em outro vídeo (este com mais de cinco minutos), já não se ver qualquer ação pública de desrespeito, mas nota-se que a condução não estava lotada de passageiros, o que poderia ter sido resolvida com o acesso desses usuários entrando pela porta dianteira do ônibus. Também nota-se neste 2° vídeo que o painel de bilhetagem eletrônica fica sinalizando uma luz vermelha, que identifica a pane que sofreu, contendo apenas um aviso no visor descrevendo “Por favor, gire a catraca”

Nota-se que há espaço vazio no ônibus
“A cobradora insistia em dizer pra todos que tinha ordens expressas da empresa para não deixar ninguém entrar pela porta da frente, mesmo vendo que o erro estava no sistema deles”, revelou a enfermeira Larissa Monteiro, que seguia no mesmo coletivo. 

Outro ônibus
A confusão somente foi contornada (parcialmente) quando o coletivo já adentrava no distrito de Fazendinha, quando alguns passageiros avistaram a aproximação de outro ônibus da mesma linha. 

“Passamos para um ônibus que vinha logo atrás, mas assim mesmo teve gente que pagou de novo pela passagem”, disse a enfermeira Larissa, que foi uma das passageiras que pagou pela mesma continuidade do percurso. 

Passageiros foram transferidos para outro ônibus
Para o acadêmico Cesário, os dois funcionários lotados no ônibus (motorista e cobradora) não souberam lidar com o momento, já que poderia haver outras alternativas de amenizar o que estava ocorrendo. “Quando a cobradora percebeu que a roleta não funcionava mais, avisaria logo as pessoas antes mesmo de subirem no ônibus, mas não quiseram avisar. Ou pelo menos que um ou dois passageiros fossem pela porta da frente e pagassem pela viagem sem rodar a roleta, mas nada foi feito”. 

O blog STN/AP tentou esta manhã (15) contato com a gerência da empresa de ônibus “Sião Thur” através do telefone 3281-2116 para buscar melhores esclarecimentos sobre o fato mencionado pelos passageiros, que ainda repassaram a identificação 020848 do ônibus envolvido, mas ninguém da empresa de ônibus atendeu as três tentativas de ligações.

Comentários