15 de Julho, é o Dia Internacional do Homem

Pode parecer mais uma data recém-criada do nosso calendário, mas tem poucos que sabem que o dia 15 de Julho é considerado o “Dia dedicado à masculinidade”, ou seja, ficam os chefes de família e patrões isentos de fazerem qualquer esforço nesse dia, assim nós procuramos dar toda atenção necessária para o “sexo frágil” quando chega anualmente o Dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher). 

Demorei para acreditar, mas foi através de um e-mail que recebi, na qual me parabenizava antecipadamente pela passagem desta data e ainda me convidava e fazer parte de uma campanha na qual visa ampliar a popularidade desta data para que no próximo ano possamos considerá-la um dia mais significativo para aquele ser humano que foi primeiramente criado por nosso Senhor Deus e que diariamente busca empenhar funções e desafios para sempre garantir o conforto e o sustento de seus dependentes, onde muitas vezes não é reconhecido por sua responsabilidade junto ao seu trabalho, tanto para a sociedade como até mesmo para seus familiares. 

De acordo com o Censo 2012 (o mais recente feito pelo IBGE no Brasil), de um total superior à 110 mil habitantes existentes no município de Santana, pelo menos 59 mil responde pelo sexo masculino e está na faixa etária de 10-19 anos. 

Na verdade, a data foi criada com o objetivo maior de reforçar os cuidados com a saúde dos homens. O Brasil é o país onde mais se comemora essa data, porém, ela não tem uma repercussão tão grande e tão comentada quanto outras datas anuais, e isso com certeza deve ser mudado. 

Apesar de muitos nem saberem da existência do seu dia, todos merecem comemorar esta data especial. Parabéns a todos os homens que cuidam de suas famílias, e batalham todos os dias! 

E lembrando que a importância desta data é conscientizá-los de que não só as mulheres devem e preocupar com sua saúde. Todos os homens devem passar periodicamente por consultas médicas.

Comentários