Jornal de 1951 já anunciava o surgimento de cidade amapaense

Título já prever o futuro surgimento de cidade
Uma matéria publicada em um jornal de 1951 deixou dois acadêmicos do curso de História Geral da Universidade da Amazônia (Unama), com sede em Belém (PA), bastante surpresos. 

Wellington Dias de Oliveira, de 19 anos, e Benedito Carvalho de Souza, de 21, estão cursando o 3º semestre do referido curso superior quando já tiveram que discutir a apresentação de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), onde acabaram por escolher um tema bastante comentado na economia regional: a exploração mineral pela região amazônica em meados do século XX. 

“Primeiro levantamos o registro das empresas que exploraram minérios no Pará e no Amapá, daí fomos atrás de detalhes de dois grandes empreendimentos que marcaram história: a Vale do Rio Doce e a ICOMI (Indústria e Comércio de Minérios Ltda). Depois partimos para o aprofundamento de seus objetivos sociais e econômicos para essas regiões”, contou Wellington Dias, que veio efetuando várias consultas pelas redes sociais e buscando fontes bibliográficas pela internet, até que tomaram conhecimento de várias páginas virtuais que eram mantidas por historiadores e blogueiros amapaenses que tratavam de assuntos relacionados à pesquisa dos acadêmicos. 

Data do jornal de 1951 que publicou a matéria
“Encontramos páginas de amapaenses como Alcinéa Cavalcanti, Edgar Rodrigues, Nilson Montoril, João Silva, João Lázaro e muitos outros que já puderam nos auxiliar com informações que precisamos. Mas teve um texto que encontramos na internet que chamou bastante a nossa atenção”, disse Benedito Carvalho, que se referiu a um texto histórico postado em um blog sobre a história do município de Santana, a segunda maior cidade do Estado do Amapá. 

Cidade Premeditada?
Com um título escatológico (um fato premeditado), o texto teria sido publicado no jornal “Amapá” do dia 25 de agosto de 1951, descrevendo o possível surgimento de uma cidade portuária às margens do Rio Amazonas durante a implantação de uma empresa de mineração (que seria a ICOMI). O jornal – que era um semanário que servia de órgão direto de comunicação para o governo amapaense – circulou de 1945 até 1974. 

Conteúdo na íntegra sobre o futuro
surgimento de cidade portuária
“Ficamos curiosos com o artigo que vimos na internet e decidimos ir atrás do texto original, para saber se realmente era possível essa previsão histórica”, explicou Benedito que precisou se deslocar até a capital amapaense (Macapá) e visitar os arquivos de periódicos históricos da Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda, localizada no centro de Macapá. 

Após receber autorização da diretoria da entidade para acesso aos antigos periódicos, Benedito se surpreendeu com a veracidade material da notícia. 

“É impressionante que uma empresa de fora da Amazônia pôde ser capaz de ajudar a prevê a futura existência de uma cidade, que só começaria a apresentar indícios populacionais quase no final da década de 1950”, disse Benedito, que aproveitou a visita ao acervo de jornais históricos para registrar (em fotos) outros acontecimentos relacionados à mineradora ICOMI no Amapá que estavam impressos em jornais da década de 1960 e 1970. 

A atual cidade portuária do Amapá
Considerada a segunda maior cidade do Estado do Amapá, o atual município de Santana foi criado em dezembro de 1987, através de Decreto-lei sancionado pelo então Presidente da República José Sarney. 

Em maio de 1992, o Governo Federal regulariza o funcionamento da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALMCS), colocando as duas maiores cidades amapaenses na linha do comércio importador e exportador. 

Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014, Santana possui cerca de 110 mil habitantes.

Comentários