Número elevado de ônibus “quebram” diariamente no Estado

Ontem (10), um ônibus intermunicipal "quebrado"
Ainda não existe uma estatística oficial que indique sobre essa deficiência que ocorre diariamente e que causa transtornos para milhares de usuários amapaenses que utilizam os serviços de transporte de coletivos público. 

Porém, não é difícil de encontrar um ônibus (ou sendo da linha intermunicipal Macapá-Santana, ou somente de itinerário urbano) parado em algum acostamento de via pública e com dezenas de passageiros do lado de fora do veículo, apresentando problemas mecânicos, tendo apenas como alternativa aguardar pela chegada de outro ônibus (da mesma linha) e assim repassarem os passageiros para outro ônibus e seguirem para seus destinos (indo para o trabalho, para escola, etc). 

Das quatro empresas de ônibus que atualmente prestam serviços no transporte público do Amapá, nenhuma fica isenta de apresentar algum veículo que sofra “panes” quando estão atuando em seus itinerários. 

Um exemplo bem claro – e diário – envolve a empresa de ônibus “Sião Thur”,única concessora dos serviços de transporte público intermunicipal entre os dois maiores municípios do Estado do Amapá (Macapá e Santana), onde atende uma demanda acima de 60 mil pessoas por dia que utilizam esse itinerário. Com o início das férias (mês de julho), o número desses coletivos que circulam na rota é reduzido em quase 50%, sendo este um dos problemas que afeta as pessoas que trabalham na capital amapaense e são obrigados refazer seus horários de deslocamento para o local de trabalho. 

Passageiros aguardam por outro veículo
“Quando tem o período de aulas normais, chego na parada de ônibus entre 06:30hs e 07:00hs da manhã e consigo pegar o ônibus a tempo. Mas nesse mês de julho os ônibus ficam sem horário fixo e já cheguei duas vezes atrasado somente esse mês”, contou o vigilante Anderson Dias, que precisa cumprir sua pontualidade no serviço que está lotado, mas que também atingido por situações imprevisíveis: quando o ônibus apresenta “pane mecânica” durante o trajeto intermunicipal. 

“Ele (ônibus) já sai de Santana demonstrando aqueles barulhos de defeito no motor, mas é quase sempre na estrada que ele não suporta mais funcionar e para completamente. Daí temos que esperar por um bom tempo pela chegada de outro ônibus e seguir viagem”, detalhou o vigilante, que ainda denunciou ter presenciado a “pane” em dois ônibus da linha intermunicipal, obrigando-a a pagar pela chamada “lotação” para que não chegasse tão atrasado ao seu local de trabalho. 

Horários mais agravantes
Além de estarem dependendo dos coletivos intermunicipais que trafegam sobre horários alternados durante o período de férias, a população santanense ainda vem sendo obrigada a aceitar as constantes “panes mecânicas” dos veículos públicos que ocorrem durante o denominado “intervalo de troca de turnos”, ou seja, quando os motoristas e cobradores estão repassando suas funções para seus sucessores de profissão, vindo a prolongar o horário das rotas intermunicipais. 

“Imagine como é horrível está ficar esperando por outro ônibus entre uma e duas horas tarde quando acaba de quebrar um ônibus. É nesse horário que eles (rodoviários) ainda estão trocando de turno e demora demais para circular com outro ônibus”, explicou o acadêmico Rui Fernandes de Souza, que informou ao blog já ter estagiado em uma empresa de ônibus na capital e conciliou por várias vezes o horário em questão para não atrasar em seus compromissos de trabalhos e de faculdade. 

Após 40 minutos, usuários entram em outro veículo
O acadêmico estava presente no início da tarde desta sexta-feira (10/07) em um ônibus intermunicipal que apresentou defeito mecânico, estando a poucos metros da saída do município de Santana e contou para outros passageiros que este já era o 3º veículo que apresentava o tal problema somente esta semana. 

“No início dessa semana, esse mesmo ônibus parou de rodar aqui dentro de Santana e tivemos que descer e esperar por outro. E agora é ele que novamente ‘quebra’ no meio do caminho. Assim não tem quem haja uma paciência para aguentar tanto desrespeito”, contestou o acadêmico. 

O blog constatou que nesse mesmo dia foram avistados outros três (03) coletivos públicos que estavam “quebrados” em plena via pública do Centro de Macapá, sendo que dois eram da empresa “Sião Thur”, deixando dezenas de pessoas na espera de outros coletivos. 

O blog ainda tentou contato com a gerência da referida empresa de ônibus pelo telefone 3281-2116 para buscar esclarecimentos sobre esses constantes problemas nos ônibus da empresa, mas não conseguimos êxito.

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