Cidade portuária já começa a viver “trânsito de pico”

Vários cruzamentos de Santana já sofrem com
os "horários de pico" de carros e motos.
O município de Santana não seria diferente das demais cidades metropolitanas, bastando apenas comparar com a capital amapaense (Macapá), que já vive um trânsito caótico nos denominados “horários de pico”, que são aqueles horários do dia considerados mais intensos por veículos de diversos portes (carros, carretas, motos, etc). 

Especialistas do trânsito apontam que os horários da manhã e do início da noite são os “picos” mais movimentados pela população, em virtude da entrada no local de trabalho e para o retorno às suas residências. 

“Tem pessoas que se preocupam com o horário de entrada no trabalho e com o deslocamento para a faculdade, que geralmente é atribuída para o horário da noite. É nesses horários que o trânsito se torna engarrafado”, explicou o agente de trânsito Geraldo Bentes. 

O agente ainda comentou que a falta de uma política direta voltada para essa área, acaba deixando com que o tráfego público continue se alarmando. “Como aqui no Amapá ainda não existe um setor que desenvolva uma engenharia de trânsito adequada, a situação do trânsito só vai piorando”. 


Campanhas dos órgãos estaduais e municipais
visam reduzir os índices de acidentes no trânsito
Melhorias
Apesar de não haver um plano fixo para o setor – como afirmou acima o agente de trânsito Geraldo Bentes – diversos trabalhos de melhorias são constantemente realizados pelos órgãos estaduais e municipais de trânsito no Amapá. 

Um exemplo é o que vem sendo semanalmente aplicados por fiscais e agentes da Superintendência de Transport e Trânsito de Santana (STTrans), que buscam melhorar os serviços de sinalização vertical e horizontal do município, assim como também realizam campanhas educacionais em escolas públicas e instituições diversificadas, todos com o propósito de alertar para os cuidados com o trânsito amapaense. 

“Estamos agora apenas aguardando uma posição da Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac) para implantar os novos semáforos na cidade de Santana como forma de controlar o trânsito da cidade”, disse Alexandre Soares, diretor de tráfego da STTrans, sobre a instalação imediata de pelo menos cinco (05) semáforos em locais estratégicos da cidade.

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