Queda de posteamento deixa metade de Santana sem energia

Técnicos da CEA avaliam os estragos na rede
As chuvas torrenciais que caíram por poucos minutos, na noite deste sábado (1º de agosto), nas cidades de Macapá e Santana, deixaram uma consequência nada favorável para mais de 50 mil moradores do segundo maior município do Amapá. Uma extensa rede de distribuição de energia elétrica que sai da subestação Termelétrica de Santana (UTE Santana) tombou no trecho entre a UTE e a área onde fica o Pólo do IFAP (Instituto Federal de Tecnologia do Amapá) em Santana. 

O resultado não foi nada positivo: pelo menos oito (08) postes de concreto foram para o chão, levando toneladas de cabos elétricos (todos camuflados em isolante) a se estenderem ao longo de quase 2km de distância. 

“Só ouvi quando um estouro aconteceu na parte baixa da subestação, foi que percebemos que vários postes vieram pro chão”, contou José Antônio, que presta serviço como vigilante noturno para o IFAP. 

Os danos elétricos se estenderam ao longo da mata
O tombamento paralelo de quase oito postes – sendo que três quebraram ao meio, e parte dessa rede distribuidora ficou apenas “escorada” em outros posteamentos ao longo da Rodovia Duca Serra – ocorreu por volta das 20h na noite deste sábado (1º), seguindo até às proximidades do Loteamento Acquaville, deixando, inicialmente, que quase 70% da cidade santanense ficasse às escuras. Ao todo, estima-se que 14 bairros de Santana ficaram sem energia no momento do fatídico. 

“Muita gente que passava por aqui no horário da noite ainda chegou a ver a explosão e a queda dos postes”, disse o vigilante, que informou ter entrado em contato imediato com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) ontem à noite. “Veio um carro da CEA, perto das dez horas da noite (de ontem) que só fez olhar o problema e foi embora”. 

Mais de 14 horas depois
Somente por volta das 10 horas da manhã deste domingo (02) que um caminhão – de uma prestadora de serviço da CEA – chegou ao local do fato, vindo com apenas três pessoas no veiculo. 

Foram oito (08) postes de concreto para o chão
Com diversos curiosos no local, os trabalhos de levantamento de boa parte da rede de distribuição ainda não haviam começado até às 11:00hs da manhã. Segundo um eletricista da CEA, os trabalhos ainda dependiam no supervisionamento de um encarregado direto da estatal. 

“Um supervisor da CEA ainda vem ao local para avaliar o que realmente vai ser preciso fazer e o que tem que ser removido de imediato da rede obstruída pelo tombo”, justificou o eletricista. 

Equipe da CEA chegou 14hs depois ao local
Vale ressaltar que dos 14 bairros de Santana que ficaram sem energia desde ontem, dez tiveram o fornecimento normalizado ainda pela madrugada. 

Sem previsão total
Segundo informações repassadas pelos técnicos da CEA, que se encontravam no local, não há uma previsão oficial para normalizar o restante dos bairros de Santana que ainda estão sem energia elétrica. 

“Ainda teremos que podar uma boa parte de um trecho que passa nessa área que mais afetou com a queda dos postes e substituir outros dois postes que ficaram bem danificados com a noite chuvosa”, disse um dos técnicos da CEA. 

Até ao meio-dia (12hs) deste domingo (02), os bairros Paraíso, Mutirão, Fonte Nova, Paraque das Laranjeiras e Jardim de Deus I e II ainda continuavam sem energia.

Comentários