Chuvas já deixam seus danos visíveis na cidade

Chuvas: árvores foram arrancadas pela ventania.
Desde o último final de semana que fortes chuvas estão caindo na cidade de Santana, onde ventos com velocidades variáveis (entre 50km e 60km/h) já estão deixando inúmeros rastros de prejuízos, tanto de natureza vegetal, como materiais. 

Um desses danos causados pela adversidade da chuva é vista na Praça da Bíblia, localizada no canto da Avenida Santana com o portão da antiga mineradora Zamin, na Área Portuária de Santana. 

Duas árvores de espécie espinheira foram arrancadas do solo concretizado (calçamento com bloquetes) devido às fortes chuvas que caíram na madrugada da última terça-feira (02). A força dos ventos foi tão grande que ainda arrastou uma das árvores por quase um metro de distância. 

De acordo com trabalhadores lotados em lojas comerciais situadas nas proximidades da praça, a ventania das chuvas chegou também a arrastar outros materiais que podiam ser facilmente erguidos. 

“O vento era tanto que teve cadeiras de bar que foram arrastadas. Ainda bem que ninguém se feriu”, disse a vendedora Odaléia Brito, que trabalha numa loja de confecções de roupas e calçados. 

Funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Resíduos Sólidos (Semdures), ligados à Prefeitura de Santana, estiveram no local na manhã desta quarta-feira (03), onde já determinaram pela imediata recuperação urbanística da praça. 

Telhas arrancadas
Além da praça, diversos telhados de residências localizadas no bairro Jardim de Deus chegaram a ser arrancadas das estruturas de algumas casas. 

Segundo o braçal José Antônio, duas telhas da sua residência chegaram a sofrer danos mais sérios, o que lhe obriga a substitui-las o quanto antes. 

“Vejo pelo lado bom que foi somente as telhas, meu medo era que quebrasse as paredes ou coisa pior. Mas graças a Deus que isso (a chuva) é somente momentâneo”, disse. 

Mas segundo o serviço de Meteorologia do Instituto de Pesquisas Científicas do Amapá (Iepa), a previsão de novas chuvas continuarão esta semana em vários municípios amapaense, incluindo Santana.

Comentários